sexta-feira, 3 de junho de 2011

LIÇÃO BÍBLICA - O MUNDO CUIDADO POR NÓS

Aproveite o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, para ensinar as suas crianças sobre o cuidado com a criação de Deus.

MINISTÉRIO INFANTO-JUVENIL
LIÇÃO BÍBLICA: O MUNDO CUIDADO POR NÓS
Textos Bíblicos: Gênesis 1:28-30; Gênesis 2:8, 15; Salmo 24:1; Salmo 65:9, 10; João 2:14-17; Atos 17:24, 25; I Coríntios 14:40; Colossenses 3:23, 24; Apocalipse 4:11.

Versículo para decorar:
      “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem” – Salmo 24:1.

Cânticos sugeridos: Cante cânticos que fale da criação de Deus e outros que tenham a ver com o ensino.
 Bom é estar aqui na Casa do Senhor
 Meu Deus é bom pra mim
 O que você faz, o que você diz
 Quem fez as lindas estrelas?
 Quem fez as lindas flores? Bem sei que não fui eu.
 Deus faz crescer o capim
 Deus criou os peixes para rio e mar

Objetivos:
 Ensinar que Deus deu a Adão a responsabilidade de cuidar da Sua criação, e hoje essa responsabilidade é nossa.
 Mostrar que precisamos cuidar da natureza e que cuidando dela também seremos beneficiados.

I – DEUS É DONO DE TODA CRIAÇÃO
Ele é o Criador e o Sustentador de toda criação. Ele dá para cada uma de Suas criaturas tudo o que precisam para sobreviver. Dá comida para os animais do campo, e para os pássaros, ar para respirarmos, etc.

II – DEUS MANDOU CUIDAR E PROTEGER A CRIAÇÃO
Deus deu a nós a tarefa de cuidar de tudo o que Ele criou. Ele diz na Sua Palavra: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animais que rasteja pela terra.” – Gn. 1:28. O homem é a criatura mais especial de Deus. É por isso que temos o dever de cuidar de toda criação de Deus: dos vegetais, dos minerais e dos animais.
Vamos ler também Gn. 1:29, 30: “E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê somente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes era para mantimento. E assim se fez”.
A nossa tarefa é importante. Deus deu as plantas e os animais para o homem se alimentar deles. Não para matar à-toa apenas por diversão, como algumas pessoas têm feito. Atualmente, muitos matam animais só para vender suas peles por muito dinheiro. Outros também matam porque gostam de ter animais empalhados em suas casas. E os vegetais? Muita gente tem cortado árvores e destruído florestas inteiras para vender a madeira e ganhar muito dinheiro. O que essa gente não sabe, ou nem quer saber, é que está prejudicando a si mesmo e aos outros.
Você sabe o que acontece quando se corta muita árvore? O ar fica mais poluído, animais, que dependem daquele tipo de planta para sobreviver, morrem.
É difícil entender como pode existir pessoas que estragam as coisas tão lindas que Deus criou e com isso prejudicam a todos.
E nós, o que devemos fazer? Primeiro devemos lembrar que Deus Se agradará muito se cuidarmos bem de tudo o que criou. Não devemos jogar lixo no chão, não estragar uma planta, mas cuidar dos animais.
Lembre-se que Deus deu uma ordem ao homem: cuidar das coisas que Ele criou. Depois, temos de ficar bem espertos para ensinar aos outros que não sabem sobre estas coisas, ou que estragam a criação de Deus por dinheiro ou para fazer bagunça. Lembre-se: você, que conhece Deus, deve ser exemplo para todos os que vivem perto de você.

III – NÓS DEVEMOS CUIDAR DA NATUREZA
Hoje, através de Jesus Cristo, somos o povo de Deus e também precisamos cuidar da natureza. Sabe como?
1.      Cuidando da TERRA
A terra deve ser usada com muito cuidado; devemos plantar e colher para o nosso alimento. Não podemos abusar do que ela nos oferece, porque a terra é do Senhor, como diz o Salmo 24:1 (versículo para decorar). Algumas pessoas não cuidam bem da terra. Por exemplo: fazem queimadas que acabam com as propriedades e depósitos de sais minerais que a terra tem para alimentar as plantas. Outros usam produtos químicos na terra para fazer as plantas crescerem mais rápido; mas isso fica no alimento e acaba prejudicando a nossa saúde.
Você deve estar pensando: eu não faço nada disso. Mas como você cuida do lugar onde vive? O que você faz com os papéis de bala, de chiclete, de picolé? (aguarde a resposta das crianças). Não podemos jogar lixo no chão. Também não podemos arrancar as plantas e até mesmo pisar no jardim, pois estragamos a natureza tão linda que Deus criou.
E os animais que estão na natureza? Não podemos maltratá-los, nem prendê-los e vender para ganhar dinheiro. Você sabia que há muitos animais que estão em extinção, isto é, estão desaparecendo completamente da natureza? (Exemplo: o mico-leão-dourado, a arainha azul, o lobo guará, alguns tipos e tartaruga, etc).
2.      Cuidando da ÁGUA
Você sabia que o lixo que jogamos na rua vai para o bueiro e quando chove a água leva esse lixo do bueiro para o rio que fica contaminado? Já pensou beber água suja? Por isso não podemos jogar lixo no chão e nem no rio. E tem mais, a sujeira do rio prejudica os peixes que ficam doentes e morrem. Isto é errado, porque Deus nos deu os peixes para a nossa alimentação. E, se nós comermos peixes contaminados, podemos também ficar doentes.
3.      Cuidando do AR
Quando vamos passear numa praça ou na fazenda, gostamos de respirar o ar puro e fresquinho como Deus criou. (At. 17:24 e 25) Não é verdade? Mas nem sempre é assim! Os carros, caminhões ou ônibus e as fábricas lançam fumaça e gazes tóxicos poluindo o ar que respiramos. O ar poluído nos traz muitas doenças.
No Salmo 65 aprendemos que Deus cuida da terra, da água e de toda criação (leia o Sl. 65:9, 10).

CONCLUSÃO
Como filhos de Deus, precisamos cuidar da natureza que Ele criou. Hoje, muito se discute buscando soluções para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.
Será isso possível? Sim! O mundo será verdadeiramente melhor quando os homens entenderem que o mundo em que vivemos foi criado por Deus, e tudo o que existe na Terra pertence a Ele. Diz a Bíblia: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem” – Salmo 24:1.
Para que a Terra se torne um mundo melhor, depende de nós. Precisamos acordar para a realidade que nos cerca: se a Terra está da forma como está, o homem destruindo tudo ao seu redor, é por causa de uma coisa chamada pecado. E a única solução para esse problema é JESUS. O único remédio que pode de fato, livrar a terra desse mal, é JESUS. Ele morreu na cruz para salvar a humanidade do pecado, e conceder-lhes perdão dos pecados e Vida Eterna. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que n’Ele crer não pereça, mas tenha a Vida Eterna” – João 3:16.  A partir do momento que Jesus passar a habitar no coração dos homens, eles passarão a ter uma postura diferente, uma atitude diferente, e batalharão para que tenhamos um mundo melhor para nós, para nossos filhos, e para as gerações vindouras.
Você quer um mundo melhor? Entregue sua vida à Jesus.





Fonte: Lição extraída e adaptada da revista: Culto Infantil – nº 03: O MUNDO DE DEUS,
           da Editora Cristã Evangélica (Cultos: 6 e 7)

7 comentários:

  1. Gostei, boa explicação, material ótimo para ensinar as crianças. Também poderia ser usado para ensinar os pais, que estão precisando ser discipulados urgentemente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,usarei para a EBF da minha igreja tema desse ano O mundo que Deus nos deu,deus abençoe esse ministério grandemente.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns tia Jacira, muito boa a explicação.
    Sou contadora de histórias do ministério infantil, em Janeiro fazemos uma colónia de ferias e nosso tema para 2018 é "Cuidar".
    Assim esse texto cabe perfeitamente.
    Que Deus continue te abençoando abundantemente em nome de Jesus!!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito... Exatamente o que eu precisava para minha aula. Muito Obrigada querida. Me abençoou muito

    ResponderExcluir
  5. Excelente, Deus abençõe grandemente a sua vida!

    ResponderExcluir
  6. Explicação maravilhosa, parabéns ❗

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do tema ! Muito Maravilhoso o ensino...

    ResponderExcluir