O melhor momento para se pensar e planejar uma EBF é quando se termina aquela que se está realizando. Fazendo uma boa avaliação do que ocorreu durante a semana, pois ainda está tudo bem presente na mente e no coração de toda a equipe: novas idéias serão apresentadas, erros serão corrigidos e novos alvos serão definidos com bastante antecedência.
Se a Igreja vai realizar uma EBF pela primeira vez, ou se já faz alguns anos que não a realiza, o ideal é planejá-la, pelo menos, com seis meses de antecedência. Sugestão de planejamento:
6 meses antes: Decidir a data.
5 meses antes: Escolher o diretor e fazer uma lista das pessoas que poderão ajudar.
4 meses antes: Confirmar a equipe, definindo a função de cada um.
3 meses antes: Iniciar o treinamento da equipe e a divulgação.
Definir tema, lições bíblicas, cânticos, versículos.
2 meses antes: Decidir as atividades bíblicas e trabalhos manuais
Fazer a lista de todo material necessário.
1 mês antes: Concluir o treinamento da equipe.
Fazer uma lista com tudo o que ainda falta para fazer.
3 semanas antes: Decidir como dar a assistência aos alunos durante e após a EBF.
2 semanas antes: Começar a fazer as matrículas.
1 semana antes: Verificar se está tudo pronto e em ordem.
Domingo anterior à EBF: Consagração da Equipe da EBF no Culto ou na Escola Dominical.
É lamentável fazer uma EBF sem o devido planejamento, simplesmente por fazer, por desencargo de consciência, ou para simplesmente cumprir o calendário da Igreja, tentando conseguir de qualquer maneira um ou outro que possa ajudar, ou ainda ficando tudo nas mãos de uma só pessoa.
Cada EBF é única. Pode ser que a experiência bem sucedida de outros não sirva para sua realidade. Mas alguns conceitos gerais aplicam-se a qualquer EBF. Atente para as considerações a seguir:
A – Primeiros passos:
1. Oração – Envolva a Igreja na intercessão em favor da realização da EBF.
2 Data – É importante que a data de realização da EBF faça parte do calendário da Igreja, e que não entre em conflito com outras atividades. A EBF pode ser realizada de 2ª à 6ª feira, com encerramento no sábado, ou de 3ª à sábado, com encerramento no domingo. No encerramento, seja no sábado ou no domingo, a programação é especial, diferente do que foi feito nos outros dias.
3. Duração – O tempo diário poderá ser de duas horas e meia a três horas, de acordo com a preferência da Igreja. Algumas EBFs podem acontecer pela manhã, outras à tarde. Isso dependerá da realidade de cada local.
4. Local – É importante ter em mente todo o espaço físico que poderá ser utilizado: templo, salão, salas de aula,... O espaço físico disponível determinará o alvo de crianças a ser alcançado, o número necessário de pessoas para trabalhar e a quantidade de classes em que se pode dividir os alunos.
5. Treinamento da equipe – Uma equipe bem preparada é sinônimo de uma EBF bem preparada e, automaticamente, bem sucedida. O treinamento deve incluir:
Como levar uma criança a Cristo
Aconselhamento infantil
Aplicação da Mensagem da Salvação na Lição Bíblica
Características das faixas etárias
Como manter a disciplina na classe e no Templo
Conhecimento de cada item do programa diário
Composição da equipe – Função de cada um
Características necessárias em quem faz parte de uma equipe
Como apresentar a Lição Bíblica
A importância da memorização de versículos
O aprendizado do cântico oficial e dos demais cânticos a serem usados na EBF
Preparação dos cartazes, visuais, crachás, viseiras, etc...
B – Pessoas certas nos lugares certos
Para que a EBF aconteça é preciso uma Equipe que trabalhe unida, cada um exercendo a sua função, mas sempre um ajudando o outro. Todos da equipe precisam ser pessoas: que entendam a necessidade de ganhar as crianças para Cristo, que tenham amor pelas crianças, que tenham bom testemunho, que sejam responsáveis que cumpram os compromissos assumidos, que sejam pontuais, que saibam ser liderados.
Veja abaixo a distribuição das várias funções em uma EBF:
DIRETOR: Pessoa que saiba motivar e liderar outras pessoas, e que esteja inteirada de todos os detalhes da realização de uma EBF. Geralmente o diretor é o líder de crianças da Igreja. São responsabilidades do diretor:
Escolher a equipe.
Alistar todo o material que será necessário.
Liderar as reuniões de treinamento.
Delegar tarefas.
Supervisionar as atividades diárias da EBF.
Aconselhar professores.
Avaliar o programa junto com a equipe, no final de cada dia.
PROFESSORES: Pessoas com habilidade na arte de contar histórias, que saibam comunicar a Mensagem da Salvação no decorrer da lição. São responsabilidades do professor:
Estar presente em todos os treinamentos.
Estudar e preparar bem as Lições Bíblicas.
Orar diariamente pelos alunos.
Estar pronto para aconselhar.
Chegar todos os dias antes dos alunos.
Dirigir todo o programa da Classe.
SECRETÁRIO: Pessoa dinâmica e responsável, que possa cuidar de:
Avisar à equipe de todas as reuniões.
Matricular os alunos.
Preparar o formulário para controle de freqüência diária dos alunos.
Arquivar nomes, endereços e informações úteis de todos os alunos e equipe.
CONSELHEIROS: Pessoas que saibam como levar uma criança à Cristo e como aconselha-la. Deve ter à mão a ficha de aconselhamento onde anotará o nome do aluno aconselhado.
DEMAIS AUXILIARES: Pessoas dispostas a cooperar em áreas diversas. Deverão estar presentes em todas as reuniões e devem estar preparados para conduzir uma criança à Cristo e aconselha-la. Veja algumas das funções dos auxiliares:
MONITORES: Auxiliar os professores na disciplina da classe. Estes ficarão todo o tempo na classe, sentado junto com os alunos. A quantidade de monitores será definido de acordo com a necessidade da faixa etária. Os menores precisam de mais auxiliares. Tratar todos os alunos sempre com muito amor, zelo e cuidado, levando ao professor qualquer problema ocorrido na classe.
RESPONSÁVEL PELO TRABALHO MANUAL: Preparar e separar com antecedência todo o material a ser utilizado no trabalho manual; ensinar o passo do trabalho manual aos alunos e deixá-los prontos para serem entregues no final da EBF. Não se esquecer de colocar nome nos trabalhos para que não haja problema de misturar um com o outro.
EQUIPE DE LANCHE: Chegar cedo para preparar o lanche do dia. O lanche deve ser gostoso, nutritivo, prático e rápido. Contar o número de alunos em cada classe, separar o lanche identificando-o para saber a que classe pertence, no horário do lanche leva-lo para a classe.
RECEPCIONISTAS: Como o próprio nome já diz, essa equipe é responsável por recepcionar, receber os alunos da EBF. Receba-os como você gostaria de ser recebido: com amor, alegria, carinho, respeito, paciência, consideração,... Todos os que estiverem escalados para a recepção deverão chegar 1 hora antes do início da EBF.
C – Preparação de materiais
1. Propaganda – Por melhor que tenha sido o planejamento da EBF, se não houver uma boa propaganda e não aparecerem muitas crianças, será um grande desapontamento. A propaganda poderá ser feita de várias maneiras:
No boletim da Igreja.
Cartazes afixados em lugares estratégicos, não só na Igreja, mas em escolas e estabelecimentos comerciais do bairro.
Pequenos convites (informando local, data, horário, etc...) para serem distribuídos às crianças pelas ruas do bairro, em frente às escolas, na Igreja. Além das crianças, os membros e congregados também poderão levar para distribuir na sua vizinhança. (Modelo no CD)
Anúncios verbais nos Cultos da Igreja.
Se possível, através de um carro de som.
Por meio de um palhaço na rua, e outros.
2. Programa – O programa deve ser bem interessante e atraente. As crianças estarão de férias e irão para se divertir, e também aprender coisas novas. É importante não apenas mantê-las ocupadas por algumas horas, mas estimulá-las a voltar no dia seguinte e nos demais dias da semana.
Para que o programa atinja melhor o seu objetivo, deve ser escolhido um tema, um versículo tema e um cântico oficial. Ambos devem ser destacados de forma bem visível através de faixas e cartazes. Todo material da programação deve ser:
Elaborado com boa antecedência.
Detalhado para cada dia.
Conhecido de toda a equipe, para que cada um saiba exatamente o que deve fazer.
Flexível, para que mudanças e alterações possam ocorrer, se forem necessárias.
3. Preço – Tudo que está envolvido na preparação dos materiais, seja para propaganda, seja para programa, envolve finanças. Deve ser preparado e apresentado à liderança da Igreja.
Processo de matrícula
Algumas Igrejas abrem a matrícula dias antes (esse procedimento é muito útil e facilita no preenchimento das classes. Uma vez lotada a capacidade da EBF, deve-se encerrar as matrículas). Outras só abrem no dia quando a criança chega. Nesse caso, é preciso que haja pessoas para efetuar as matrículas coletando os dados necessários.
Cada criança receberá uma identificação: crachá e viseira com diferentes cores para cada faixa etária, o que facilitará a divisão em classes (é importante que as cores e divisão de faixa etária na recepção, sejam as mesmas utilizadas para a divisão das classes).
Exemplo 1 – dividindo as classes em faixas etárias, separando os meninos das meninas:
Até 06 anos – amarelo (meninas) e verde (meninos)
07 à 09 anos – vermelho (meninas) e azul (meninos)
10 à 12 anos – rosa (meninas) e roxo (meninos)
Exemplo 2 – dividindo apenas por faixa etária (meninos e meninas juntos):