quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O QUE TEMOS FEITO POR NOSSAS CRIANÇAS??

Julho é tradicionalmente o mês de EBF em muitas Igrejas Evangélicas. Estamos tão acostumados com a sigla EBF que talvez algumas pessoas não saibam o seu significado:

·         E de escola – lugar de ensino.

·         B de Bíblico – onde se ensina a Bíblia, a Palavra de Deus.

·         F de férias – programa ou evento realizado nas férias escolares.

Graças à Deus muitas EBFs foram realizadas nesse mês de julho, muitas crianças de uma forma ou de outra estiveram dentro das Igrejas, sendo levadas pelos pais ou indo por conta própria.

Percebi que muitos mudam o nome, mas mantêm a mesma sigla: Especial Bíblico de Férias, Encontro Bíblico de Férias; outros preferem mudar radicalmente o nome para: Colônia de Férias. Alguns argumentos que ouço é que as crianças estão de férias e não vão querer ir para ESCOLA. Tiram o BÍBLICO porque pais que não gostam de evangélicos podem não deixar seus filhos irem à uma EBF. Faço EBF há mais de 20 anos e as crianças nunca deixaram de vir por nenhum dos motivos apresentados acima, pelo contrário alcançamos em cada uma das EBFs realizadas anualmente de 300 à 500 crianças diferentes.

Muitas crianças só vão à Igreja em eventos assim, então vamos gastar o tempo apenas com brincadeiras, reservando ao ensino Bíblico um tempo curtíssimo no final ou apenas deixando o “ensino da Bíblia” por conta de algumas músicas, muitas vezes agitadas? O nome também poderia ser: Encontro para Brincar nas Férias. Falo do que tenho visto e ouvido de pessoas nas mais variadas denominações e locais. Quero deixar claro, que não sou contra as brincadeiras nem as músicas agitadas, eu as uso, apenas acho que o tempo gasto com tais brincadeiras está sendo muito maior do que com o ensino da Palavra de Deus.

Muitas pessoas talvez por desconhecerem o real significado de uma EBF não estão aproveitando o precioso tempo com as crianças e a excelente oportunidade de evangelização das crianças na imensa porta aberta que é uma EBF.

Gostaria de relatar um pouco da história da EBF: “Em julho de 1898, uma senhora por nome Elisa Hawes, preocupada com as crianças que andavam pelas ruas de sua vizinhança, na cidade de Nova Iorque, num estado de abandono pelos pais no período das férias, sujeitas ao aprendizado de tantas coisas nocivas e pecaminosas, resolveu fazer uma Escola Bíblica de Férias Diária, para crianças de até 14 anos de idade. O primeiro local de reunião foi um pátio com um jardim onde, à noite, se vendia cerveja. Durante o dia não havia nenhuma atividade ali. Elisa Hawes teve que pagar o aluguel do seu próprio bolso. Naquele verão (no hemisfério norte), o programa da Escola Bíblica de Férias Diária, como era chamada, aconteceu por seis semanas durante duas horas por dia. O programa incluía: saudação à bandeira, música, história bíblica, desenhos, memorização de versículos, ginástica, brincadeiras e trabalho manual (as meninas aprendiam costura e culinária). É interessante notar que este programa, em grande parte, ainda hoje é seguido na maioria das EBFs. Na realização desta primeira EBF foi significativa a cooperação da Igreja Batista de Epiphany, da qual a Sra. Hawes era membro, bem como do seu pastor e da Sociedade de Senhoras. Foram alcançadas 57 crianças. Nos anos seguintes: 1899 e 1900, novamente foi realizada a Escola Bíblica de Férias Diária, com grande sucesso. Em 1901, o Dr. Robert G. Boville, secretário executivo da Sociedade Batista de Missões Urbanas de Nova Iorque, começou a promover a EBF e deu tanto apoio que, em 1902, foram realizadas 10 Escolas. Em 1903 e 1904 houve 34, 17 em cada ano. O trabalho cresceu tanto que o Dr. Boville desligou-se da Sociedade para promover EBFs no âmbito interdenominacional. Em 1911, foram realizadas 102 EBFs e foi formada a Associação de EBFs, que fazia promoção e fornecia material e recursos. Em 1917, tornou-se internacional. Por causa da promoção e do grande trabalho desenvolvido pelo Dr. Robert Boville, ele é considerado o fundador do movimento da EBF. A primeira EBF no Brasil foi realizada nas dependências do Colégio Americano Batista de Vitória-ES, na primeira quinzena de dezembro de 1924, com a promoção do Dr. Reno. Hoje, a EBF é um ministério desenvolvido por praticamente todas as denominações e em todos os países do mundo, proporcionando às crianças uma oportunidade sem igual de conhecer o Senhor e Salvador Jesus Cristo”.


É tempo de repensar o que temos feito por nossas crianças. O diabo não está perdendo tempo, pelo contrário, está investindo pesado para afastar nossas crianças do Caminho.

E nós o que temos feito? Gastamos o precioso tempo com elas apenas brincando? Reafirmo que não sou contra as brincadeiras, muito pelo contrário, acredito que podemos usar as brincadeiras como um excelente recurso para ensinar a Palavra de Deus. Faço brincadeiras nas EBFs que realizo, mas apenas no último dia, no encerramento, isso após cinco dias de ensino da Palavra, onde os professores utilizam recursos visuais e brincadeiras para ensinar a Bíblia. Mas mesmo no encerramento quando há brincadeiras, a Bíblia não deixa de ser ensinada.

O que questiono aqui são as programações realizadas com as crianças sem nenhum conteúdo bíblico. Elas virão, brincarão bastante, mas depois o que restará? O que ficará em seus corações?

Dizemos às vezes que a semente foi lançada, mas será que de fato a Semente da Palavra de Deus foi semeada?

Aproveitemos cada oportunidade que tivermos para levar as crianças à Cristo, lançando a preciosa semente que Deus fará frutificar, para glória d’Ele!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário